Quando você se submete a uma dieta cetogénica, o corpo entra em cetose. As dietas cetogénicas restringem o consumo de carboidratos. As pessoas que fazem dietas, a utilizam para uma perda de peso rápida. O consenso de peso entre os cientistas é que os hidratos de carbono servem como fonte primária de energia para o corpo humano. A gordura atua como uma fonte secundária de energia. Dado que as dietas cetogénicas restringem a ingestão de hidratos de carbono, a energia necessária para o exercício provém de outras fontes. Os cientistas divergem de opinião sobre a segurança de fazer exercício durante uma dieta cetogénica.

Cetosis

Ao restringir eliminar o consumo de carboidratos, seu corpo entra em cetose. Durante a cetose, que se acumulam cetoácidos no sangue. Os rins eliminam cetoácidos do corpo. Se eles se acumulam no sangue, além da capacidade dos rins para eliminar o ácido, pode apresentar fadiga, batida do coração irregular, tonturas. Evite exercitar-se sentir sonolência, batimentos irregulares do coração, ao estar em uma dieta cetogénica. Ambos podem representar doenças graves, como desidratação, desequilíbrio eletrolítico.

Energia

O objetivo de uma dieta cetogênica é queimar gordura em vez de carboidratos. O corpo humano utiliza a gordura como principal fonte de energia durante a cetose prolongada. Inicialmente, o corpo utiliza os carboidratos armazenados para a energia. Depois que os carboidratos se esgotam, o corpo passa a queimar gordura. Os cetoácidos cetonas, o produto final do metabolismo das gorduras incompletas, servem como fonte de energia. Ao estar em uma dieta cetogênica, as cetonas fornecem energia para a função cerebral. Em seu livro “The Treament of Epilespy”, os Dres. Eric Kossoff e Eileen Vining apontam que as cetonas mantêm a 65% da energia do cérebro quando você está em cetose.

Historia

As populações Inuit no Ártico sobreviviam com dietas baixas em hidratos de carbono antes da introdução da nutrição moderna baseada em hidratos de carbono. O Dr. Stephen D. Phinney, professor da Medicine Emérito at University of California at Davis, sugere que as dietas com restrição de carboidratos da população Inuit mostram que as dietas cetogénicas fornecem energia suficiente para manter a função do corpo.  A população Inuit caça, principalmente, para obter alimentos com pouca agricultura. A caça exige um esforço prolongado de energia, o que sugere que as dietas cetogénicas permitem níveis de energia sustentada.

Exercício aeróbico

Qualquer exercício que dura mais de três minutos é aeróbico. Em condições normais, o corpo só usa a gordura como fonte primária de energia durante o exercício aeróbico de baixa intensidade e os hidratos de carbono para o exercício de alta intensidade. Sem hidratos de carbono como fonte de energia, uma dieta cetogénica utiliza a gordura como fonte primária de energia durante o exercício aeróbico de alta intensidade. Segundo o especialista certificado em força e condicionamento Lyle McDonald, o desempenho durante o exercício de alta intensidade é reduzida em pessoas com dietas cetogénicas. No entanto, com o tempo adequado para se adaptar à restrição de hidratos de carbono, duas a três semanas, se consegue algo próximo do máximo desempenho.

Exercício anaeróbico

Inclui um dia de carga de carboidratos em uma dieta cetogênica para aumentar seu desempenho durante o exercício anaeróbico. O exercício anaeróbico, como levantamento de peso requer de hidratos de carbono como fonte de energia primária, a gordura não fornece a energia adequada. Para manter o desempenho durante o treinamento de peso, uma dieta cetogénica é necessária uma fase de carga de carboidratos. Você pode comer grãos integrais, frutas, quer como fonte de hidratos de carbono quando estiver na fase de carga de carboidratos.

Escrito por Genevieve Jackson Traduzido por Souza Data atualizada 30 de Maio 2019