O ovo é um dos alimentos cetogénicos que devemos incluir em nossa dieta. Ajuda-Nos a melhorar os sintomas da síndrome metabólica e sua gema é rica em vitaminas e minerais

A dieta cetogênica ( dieta keto) pode ajudá-lo a perder peso rapidamente e melhorar certas condições de saúde, como a fadiga e os fatores de risco da síndrome metabólica diabetes.

Para aproveitar todos os benefícios para a saúde de esta dieta não precisa fazer mudanças radicais na sua alimentação. Apenas tens que consumir os seguintes alimentos cetogénicos com regularidade:

1.

Carne

As carnes não processadas são baixas em hidratos de carbono e são um dos ingredientes básicos da dieta cetogênica.

A carne fresca tem vitaminas B, minerais (como o potássio e zinco), creatina, taurina, carnosina.

Além disso, a carne é uma excelente fonte de selénio, que conta com uma poderosa função antioxidante e está vinculado a uma redução das doenças inflamatórias.

Tenha em conta que as carnes processadas, como linguiças, salsichas e almôndegas, frequentemente contêm hidratos de carbono agregados.

Procura incluir um corte de carne, pelo menos, uma vez ao dia. Para manter suas propriedades como um dos alimentos cetogénicos lembra cocção com a mínima quantidade de óleos e acompanhado de vegetais suficientes.

2.

Ovos

O segundo dos alimentos cetogénicos são os ovos. Um ovo grande contém menos de 1 grama de carboidratos e menos de 6 gramas de proteína, o que o torna um alimento saudável perfeitamente adequado para uma dieta cetogénica.

Apesar de sua má reputação, consumir a gema de ovo pode ser altamente benéfico, já que ali se concentram algumas vitaminas (A, B9, B12, D, E e K) e minerais essenciais como o ferro.

Além disso, o consumo de ovos pode aliviar os sintomas da síndrome metabólica, ao melhorar a resistência à insulina.

3.

Azeitonas

As azeitonas são outro dos alimentos cetogénicos já que contêm apenas 0,2 gramas de hidratos de carbono por unidade. Além disso, os hidratos de carbono existentes nas azeitonas são em forma de fibra.

As azeitonas fornecem vitamina E, ferro, cobre e cálcio. Também são ricas em antioxidantes (incluindo oleuropeína, hidroxitirosol, tirosol, ácido oleico e quercetina) que podem ajudar a reduzir o dano oxidativo no organismo e a combater infecções causadas por bactérias.

As azeitonas também ajudam a regular o colesterol e a reduzir a pressão sangüínea.

4.

Alho

Um dente de alho contém apenas 0,99 gramas de hidratos de carbono líquidos.

O alho, e outros vegetais da família Allium, contêm alicina. Este é um composto vegetal, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que nos protege contra danos e doenças cerebrais.

O alho também é considerado uma excelente fonte de vitamina B6, bem como de manganês, selênio e vitamina C.

Sempre que puder, adicione um pouco de alho em seus pratos. Seu sabor característico pode destacar pratos de forma muito simples e sem adição de especiarias mais exóticas.

5.

Chocolate negro

Com o baixo conteúdo de hidratos de carbono que requer a dieta cetogênica, é fundamental certificar-se de que está obtendo fibra suficiente. Uma porção de 100 gramas de chocolate amargo, que contém entre 70% e 85% de cacau, traz 11 gramas de fibra.

Os antioxidantes e a fibra presentes no chocolate preto pode ajudar com a digestão.

Além disso, o chocolate contém flavonóides, que dilatam os vasos sanguíneos para melhorar o fluxo sanguíneo, diminui a pressão arterial e aumenta o colesterol bom.

O chocolate preto também é rico em manganês, cobre, ferro e magnésio.

Ao comprar chocolate qualquer produto de cacau, que você deve prestar atenção a tag. Escolha aqueles chocolates que não contêm adição de açúcar e que possuam uma quantidade mínima de carboidratos por porção.

6.

Amêndoas

As amêndoas são outro dos alimentos cetogénicos, pois 100 gramas de amêndoas têm apenas 7 gramas de hidratos de carbono líquidos.

Além disso, são muito saciantes por que ao comer uma porção pequena auxílios a combater o apetite de manhã.

As amêndoas também fornece vitamina E, cobre e riboflavina. Todos estes elementos ajudam a produção de energia.

Seu consumo também fornece magnésio e potássio, dois eletrólitos importantes que devem ser repostos em uma dieta cetogénica.

Se bem que as amêndoas são ótimas para incluir nesta dieta, é conveniente limitar as porções que são consumidas cerca de 20 gramas por dia para evitar subidas incontroláveis de glicose.

7.

Abacate

Abacate o abacate têm apenas 2 hidratos de carbono líquidos por cada 100 gramas de polpa. São ricos em gorduras saudáveis e estão cheio de nutrientes, o que os torna um dos alimentos cetogénicos mais benéficos.

Os abacates contêm fibra, cobre, ácido fólico e potássio. Também contêm vitaminas importantes(K, E, C e B).

Se não gosta dos abacates, você pode tentar consumi-los em forma de óleo. Embora não obterá a mesma quantidade de vitaminas e minerais, seu óleo contém principalmente gorduras monoinsaturadas.

Este ácido graxo insaturado ajuda a melhorar os níveis de colesterol e pode ser usado para cozinhar.

Você pode usar esta lista de alimentos cetogénicos como um guia para ajudá-lo a criar o seu próprio plano alimentar, adaptado aos seus gostos e as suas necessidades.

Lembre-se acompanhar a dieta keto com grandes quantidades de água.